terça-feira, maio 20, 2008

Santa Sara Kali



Olá Bom dia, está chegando o grande dia em 4 dias temos o dia da Celebração de Santa Sara Kali e esse ano não poderia ser diferente vou celebrar aqui no Portal,e aproveitando a energia proveniente da Lua Cheia nessa ocasião teremos rituais de : Prosperidade, Amor,muita comida cigana,pois não tem como falar de Santa Sara Kali sem lembrar do povo cigano,além de muita alegria, e quem já veio sabe tudo feito com muito carinho e dedicação para esse dia que é especial pra mim, apesar que esse ano tem surpresa de montão hein rsrsrs ...


Compartilho contigo algumas lendas acerca de Santa Sara Kali


EU ACHO ESSA LENDA SUPER ESPECIAL

O texto apócrifo de Tiago mostra que os anjos trouxeram uma parteira, Sarah, que mal conseguia ver Maria, devido à luz que o espaço emitia.

Sarah aproximou-se de Maria e observou que seus seios estavam cheios de leite, e que o nascimento de Jesus não tinha lhe tirado a virgindade.

O bebê nasceu limpo, como se o parto tivesse sido dirigido pelos anjos e Sarah acompanhou a vida de Jesus com discrição.

Provavelmente vivia com Maria, como escrava, Maria Madalena ou com José de Arimatéia, tio-avô de Jesus.
Após a morte de Jesus, os textos apócrifos relatam que as três Marias dirigiram-se para o sul da França, chegando entre 24 e 25 de Maio.

Alguns relatos dizem que elas foram atiradas para um barco, sem remos ou provisões e que acabou por atracar na Praia de Maries-de-la-Mer, na foz do Rio Ródano.



UMA OUTRA LENDA Fala sobre o diklô (lenço) , que Sarah, a cigana escrava, foi jogada ao mar em uma barca/canoa sem remos e provisões em companhia das três Marias, José de Arimatéia e Trofino por perseguidores dos seguidores da Boa Nova, onde as três Marias puseram-se a rezar e a chorar, Sarah retira o diklô (lenço) da cabeça, clama por Jesus Cristo e faz a promessa que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito e como todos sabemos a barca/canoa atravessou o oceano e chegaram em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer, há a possibilidade de ter nascido do gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço.


MAIS UMA LENDA

Contam uma lenda que os restos mortais de Sara foram encontrados por um rei em 1448 e depositado na cripta da igreja de Saint-Michel, que também recebem em seu altar-mor um fragmento de sarcófago pagão do século III e uma pedra do altar do deu Mitra igualmente pagão, de origem oriental.
No mesmo local em Saintes-Maries-de-La-Mer estão depositados os despojos de Maria jacobina e Maria Salomé.


O LENÇO
O lenço é um simbolismo forte entre os ciganos.
Significa a aliança da mulher casada em sinal de respeito e fidelidade, eu quando criança lembro que muitas eram as mulheres que usavam os lenços e na maioria das vezes eram mulheres casadas, talvez o costume das mulheres não ciganas de usarem o lenço veio do Povo Cigano, hoje pouco são as mulheres que fazem uso do lenço.
Na Cripta localizada em Saintes-Maries-de-La-Mer, são deixados milhares de lenços em sinal de graças de mulheres que engravidaram e tiveram seus filhos sadios.
Os filhos para as mulheres ciganas são de suma importância, quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mas dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos, e a maior ofensa é chama-la de “Dy Chuço” (ventre seco).

OS MILAGRES DE SANTA SARA KALI
Muitos são os milagres de cura realizado por esta Santa, as ciganas clamam muito a Santa Sarah para ajuda-las quando as mesma tem dificuldades para engravidar, também é de conhecimento de todos que muitos clamam na hora do parto em dificuldade, ou ainda para os partos com risco de vida para a mãe ou a criança.
Não podemos esquecer que muitos rogam a Santa Sarah pela prosperidade, a fartura em sua mesa.


CURIOSIDADES:
KALI – Segundo alguns estudiosos esta palavra significa a negra, Sarah a Kali, Sarah a negra; também segundo outros a palavra Kali é a forma feminina da palavra kala, que significa “tempo”, outros ainda dizem que Kali (a negra) não seria correto e preferem usa a palavra com a letra “c” (Cali), pois acreditam que pode expressar preconceito racial.

SAINTES MARIES DE LA MER – é a denominação francesa “Santas Marias do Mar” que no dia de hoje recebe de braços abertos milhares de ciganos oriundos de toda parte do planeta, cidadezinha no litoral sul da França.
SALVE SANTA SARA KALI ....
POSTADO POR SATHYA MANDIR

Um comentário:

  1. È a 1ª vez que entrei em seu blog, adorei realmente é um cantinho sagrado.
    gostaria de receber comentarios sobre as tradições ciganas, pois sou filha de uma cigana que esqueceu suas origens.
    Bjus
    Rosy

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho do seu comentário, volte sempre para me visitar ...

Related Posts with Thumbnails

Localização :

Portal do Conhecimento Espaço de Magia e Terapias Holísticas
São Bernardo do Campo - São Paulo - TELEFONES : (11) 4317-1431 ou (11) 97109-8711 Vivo (11)98364-3662 Tim\Whats

Venha ser mais uma flor a perfumar meu jardim! Vem?? Sem toc... toc... entre sem bater ...

Om Hara ...