terça-feira, dezembro 04, 2007

FILHOS DO VENTO CIGANOS... UMA LENDA?

Segundo os ensinamentos que nos é transmitido de gerações em gerações , os Ciganos seriam os verdadeiros “filhos do vento” e teriam sido guiados a cidade de SINDI na Índia por um Rei onde seriam felizes para sempre .
Realmente , viveram felizes por um bom período , até que foram expulsos de suas cidades pelos muçulmanos que ávidos de riquezas , terras e poder se apoderaram daquele reino .
Razão porque foram obrigados a vagar de lugar em lugar ...
Não há mais dúvidas que os Ciganos são originários da Índia , isto se comprova por estudos lingüísticos do Rumani ou Rumanês , que é o idioma dos Ciganos e que tem suas raízes nas línguas indianas .
Esses deslocamentos se tornaram constantes , levados pelas perseguições dos mais abastados .
Perseguições essas que foram aumentando com o passar dos anos pelo agrupamento de militares desertores e mendigos que se juntavam aos Ciganos para tentarem sua sobrevivência .
Por outro lado, tais deslocamentos passaram a ser feitos em obediência a princípios culturais discutíveis ante a cultura ocidental, isto porque, quando o acúmulo de velhos e imprestáveis atingia um certo número, iniciava-se uma marcha, onde só os fortes sobreviveriam.
Era o estado de necessidade !
Outra versão que pretendia justificar a saída do povo Cigano de Sindi , teria sido o de um Rei Persa , ter mandado vir da Índia 10.000 Luros , que era o nome atribuído pelos Persas aos ciganos e que teria por finalidade o preenchimento de território , e o entretenimento dos seus súditos com a música e misticismo Cigano .
A principal razão das perseguições que os Ciganos foram vítimas, sem sombra de dúvidas, se deu a disputa comercial com os Artesãos e Tanoeiros de então que se virem ameaçados pelos Ciganos que, indiscutivelmente, possuíam mais capacidade profissional.
Outro fato que deve ser ressaltado é a confusão que alguns historiadores fizeram da origem dos Ciganos quando pretenderam que alguns teriam origem no Egito.
Ledo engano, na verdade, essa versão foi fornecida pelos Persas para justificarem a presença de povos de cultura diferente naqueles territórios.
Aliás, essa semelhança com os Turcos serviu para que, como aqueles, passassem a ser perseguidos pelos Católicos sob a alegação de que eram bruxos, feiticeiros e que tinham parte com o demônio, servindo, ainda como argumento à quiromancia, a magia, a cartomancia e a prática da previsão do futuro associada aos ciganos.
Aliás, existem duas versões da Igreja Católica que serviam para condenar os Ciganos, ou seja, a de que eles teriam sido citados na Bíblia (Gênesis 9:25) como descendentes de Cam e, portanto, malditos, ou outro absurdo: que teriam sido os ciganos que teriam fabricado os pregos para crucificar Cristo ou ainda, segundo uma outra versão, mais ridícula que a primeira: que teriam sido os Ciganos que roubaram o quarto prego, tornando assim mais dolorosa a crucifixão do Senhor.
Fugindo das perseguições os Ciganos cada vez foram mais perseguidos e massacrados.
Na Sérvia e na Romênia foram mantidos em escravidão por quase um século, quando eram torturados até a morte para verificarem quanto tempo um Cigano agüentava sofrer.
Mais tarde, os Nazistas tiveram a mesma atitude dos Sérvios e Romenos, onde, juntamente com judeus foram submetidos a Torturas e experiências cientificas, tais como, mutilação e esterilização.
Aliás, segundo os estudos e documentos da época, calcula-se que quase um milhão de Ciganos tenham sido eliminados nos campos de concentração.
Depois da guerra, os ciganos foram libertos e assumiram diversas posições na Sociedade que se formava e se espalharam por toda a Europa formando novos clãs!
Embora não existam números exatos de ciganos por falta de recenseamento este povo que forma a única Nação sem território do Planeta tem atualmente cerca de 12 milhões de pessoas. Existem subdivisões de Ciganos e até mesmo uma classificação de Castas, assim os Sintis ou Ciganos ricos constituem ainda uma maioria, depois vem os Rom que seriam os Ciganos de Classe média e por último os Manush que seriam os Ciganos pobres.
Aqui no Brasil existem muitos Ciganos de uma quarta casta, ou seja, a dos KALÉ ou Gitanos que ainda guardam a maioria dos Costumes·

Desconheço Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho do seu comentário, volte sempre para me visitar ...

Related Posts with Thumbnails

Localização :

Portal do Conhecimento Espaço de Magia e Terapias Holísticas
São Bernardo do Campo - São Paulo - TELEFONES : (11) 4317-1431 ou (11) 97109-8711 Vivo (11)98364-3662 Tim\Whats

Venha ser mais uma flor a perfumar meu jardim! Vem?? Sem toc... toc... entre sem bater ...

Om Hara ...