quinta-feira, janeiro 14, 2010

Dia de Oxalá - Senhor do Bom Fim


Hoje a Bahia se cobre de branco para homenagear o Senhor do Bonfim e, por extensão, o grande Oxalá- Epa Babá.
O Senhor do Bonfim, como o próprio nome diz, é uma invocação a Jesus Crucificado, chamado para auxílio em horas difíceis. Daí que se tornou uma das mais fortes devoções do povo, principalmente do povo sertanejo, eterno lutador, basta observar as multidões que vão em romaria a Monte Santo e Bom Jesus da Lapa. A festa do Bonfim também é uma grande romaria, embora num espírito mais festivo, como gosta de lembrar sempre o antropólogo e professor da Ufba, Roberto Albergaria
Já o Oxalá do povo de santo, na tradição iorubá, é o senhor da colina, filho do grande Olorum, que se veste de branco e tem grande responsabilidade sobre a criação e, portanto, comanda a prosperidade e a fertilidade.
Hoje então, baianos e turistas por fé ou por festa- quem disse que a primeira tem que ser necessariamente triste- rumam em direção à Igreja do Bonfim.
O templo está construído em uma colina, numa representação da associação religiosa das duas crenças, afinal se Oxalá é o senhor da colina, Jesus também cumpriu sua missão de redenção no topo de um monte.


E as bahianas fazem o ritual de lavar as escadas do BOM FIM com água de cheiro todas de branco com suas saias armadas ...





Deixe o carinho de seu comentário ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho do seu comentário, volte sempre para me visitar ...

Related Posts with Thumbnails

Localização :

Portal do Conhecimento Espaço de Magia e Terapias Holísticas
São Bernardo do Campo - São Paulo - TELEFONES : (11) 4317-1431 ou (11) 97109-8711 Vivo (11)98364-3662 Tim\Whats

Venha ser mais uma flor a perfumar meu jardim! Vem?? Sem toc... toc... entre sem bater ...

Om Hara ...