quarta-feira, dezembro 07, 2011

Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo ....


O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo existindo entre os 0 e os 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. 
Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. 
A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.
Toda a planta tem um aroma forte e agradável.
Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colónia, substâncias que lhe conferem propriedades excitantes, tónicas e estimulantes.
A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.

Considerada a erva da recordação, amizade e amor, o alecrim foi utilizado como uma erva medicinal e aromática há milhares de anos. Em estudos sobre a Grécia Antiga, descobriu-se que os seus habitantes utilizavam-o sobre a cabeça para melhorar a memória. No Antigo Continente, tem-se por crença colocar galhos de alecrim debaixo de travesseiros para afugentar maus espíritos, além de ser utilizado em cerimónias pelas noivas para promover amor e utilizada em funerais para assegurar recordação. É dito que se um arbusto de alecrim cresce vigorosamente no jardim, a mulher é a cabeça da casa.
Utilização culinária : Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.


Aplicações medicinais : A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante para todas as pessoas atacadas de debilidade, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.

Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir.
Também apresenta propriedades desinfectantes e aromáticas.
Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma xícara  de água a ferver. Toma-se depois das refeições.



Utilização religiosa : Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antiguidade. 

Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção. Nos cultos de religiões afro, como umbanda e candomblé, é utilizado em banhos e como incenso.



OPORTUNIDADE: Essa Magia e muitas outras você encontra na APOSTILA ERVAS MÁGICAS elaborada por Padma Nirvana com passo a passo e de fácil compreensão, peça já a sua !!! (11) 4317-1431 ou padma-nirvana@bol.com.br invista em seu conhecimento,invista em você ...

Deixe o carinho de seu comentário ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho do seu comentário, volte sempre para me visitar ...

Related Posts with Thumbnails

Localização :

Portal do Conhecimento Espaço de Magia e Terapias Holísticas
São Bernardo do Campo - São Paulo - TELEFONES : (11) 4317-1431 ou (11) 97109-8711 Vivo (11)98364-3662 Tim\Whats

Venha ser mais uma flor a perfumar meu jardim! Vem?? Sem toc... toc... entre sem bater ...

Om Hara ...